27 Mar 2013

Um Booster de energia na música nacional


Herdeiros do sólido rock português e defensores da tradição nacional, os Booster celebram a 30 de Março os cinco anos da banda. A festa vai acontecer no Cinema São Jorge e conta com a presença de músicos que fazem mesmo parte do seu universo de influências, como membros dos UHF e dos Táxi. Paulo Pereira, vocalista e guitarrista, conta como será o concerto do próximo Sábado e fala sobre os planos dos Booster para este ano.

Quem são os Booster?
Os Booster são formados por Paulo Pereira (voz e guitarra), Rui Gomes (guitarra), Sandro Teixeira (baixo) e pelo nosso convidado de honra, o JP Teixeira (bateria).

Como definem o vosso som?
Assumidamente, somos uma banda rock. Esse estilo musical fez com que quiséssemos ser músicos.


Que público se pode encontrar nas primeiras filas dos vossos concertos? Encontras a malta que gosta de música. Tens sempre uma mistura de gerações.

Quanto a influências, quem são os nomes mais presentes?
São muito variados. Tens os Clash, os Ramones, os Xutos, Censurados, UHF, os Táxi, cujas capas dos discos mais emblemáticos, recriámos no nosso Conceito [álbum]. São tantas as influências.

Cantam em português num rock duro. Identificam-se mais com a nova geração da música nacional ou com a velha guarda dos veteranos do rock português?
Dizemos que estamos no meio. Não podemos negar que bebemos muitas influências da “velha guarda” do rock português, mas criámos um estilo Booster e isso vai estar muito patente no single que vai ser lançado em Abril e que será um cartão-de-visita do próximo álbum, que já estamos a trabalhar.

Em 2012, lançaram o primeiro longa duração, ao fim de quatro anos como banda. Porquê só agora? Foi um amadurecimento da vossa música?
Desde 2008 que todos os anos editamos algo novo, singles ou EPs. A gravação do álbum foi o fechar de um ciclo como banda. Metade dos temas do disco já estavam muito rodados ao vivo. Os outros foram cozinhados no estúdio.

Como é que o disco representa os Booster?
O Conceito é uma homenagem a todas as bandas que desbravaram o caminho nas décadas anteriores. Simboliza o gosto pelos discos, o descobrir das capas e artwork que quando éramos miúdos nos chamavam a atenção quando comprávamos um disco e o ficávamos a admirar. Neste CD, encontram um pouco de cada um dos elementos da banda.

A 30 de Março celebram o percurso de cinco anos com um concerto especial no Cinema São Jorge. Como vai ser este espectáculo?
Vai ser um espectáculo com muita energia, uma festa onde vamos tocar todos os temas do Conceito e estrear alguns novos. Vai ser a nossa festa.

Que surpresas vai ter?
Não posso contar. Vão ter de se deslocar ao São Jorge. Vai ser uma festa com muitos convidados em palco. Vamos ter o João Ribas (Tara Perdida), Fred (Censurados), Johnny Lee (Miss Lava), João Grande e Rui Taborda (Táxi e Os Porto), António Manuel Ribeiro e António Côrte- Real (UHF), Zéquinha (Ex-Votos), Célia Ramos (Red Rose Motel), Charles Sangnoir (La Chanson Noir); Tóbel Lopes (Slamo); Paulo Basílio (Deserto)…

Depois de se assinalar este marco, o que vão os Booster andar a fazer em 2013?
Em Abril vamos lançar o primeiro single do nosso novo álbum. Também estamos a acabar a gravação do videoclip do single. Até ao final do ano vamos fazer a promoção do novo single ao vivo e depois entramos em estúdio para terminarmos o álbum. E vamos para a estrada, tocar por ali e por acolá!!!
--


Booster are a Portuguese rock band, one of the defenders of the old fashion Portuguese rock music. Now, they are celebrating the band's anniversary with a special concert that will take place next March 30th, at Cinema São Jorge, in Lisbon.

Before the show, the band talks about their history and where they're going from here. The future includes a new album, with brand new singles and videos.