10 Feb 2013

Nick Nicotine & His Mystical Orchestra


Nick Nicotine, uma orquestra mística e convidados especiais. Foi esta a fórmula de uma noite mais internacional do que portuguesa, que aconteceu a 2 de Fevereiro, no Musicbox.

O cenário misturava uma festa cigana com uma viagem aos trópicos de animais longínquos. Lá em cima, a faixa "Gipsycalia" explicava o ambiente, preparado para a apresentação do mais recente disco da banda, uma combinação livre de rock latino com a voz folk de Nick Nicotine.


'Gipsy' dá o sinal de partida para a festa e logo a seguir vem 'Adios, Conchita', single que é o cartão de visita para o sexto álbum de Carlos Ramos com o nome Nick Nicotine, músico que se desdobra em heterónimos, bandas e trabalhos de produção. Vem dele a inspiração da música brasileira e, com ele, a participação de Marcelo Camelo em Gipsycalia, na gravação do tema 'Tropic of Capricorn'.


Foi a subida ao palco do Musicbox do músico que marcou o primeiro grande momento da noite. Marcelo Camelo, que ajudou em 'Mais Tarde', traz às primeiras filas muitos fãs brasileiros, esquecidos de que este não é um concerto dos Los Hermanos ao pedirem alguns êxitos da banda que também está entre as preferências de Nick Nicotine.

A segunda convidada volta a animar as primeiras filas. Mallu Magalhães recorda que regressa ao Musicbox cinco anos depois da última presença no espaço e dá voz a 'Breathless'.


Nick Nicotine vai convidando o público a dançar, como se fosse necessário um convite mais expresso do que a música da banda. São três, por vezes quatro, guitarras e um baixo sincronizados num rock old school com bateria a condizer. É assim que termina o concerto, em plena Gipsycalia.
--

Nick Nicotine & His Mystical Orchestra put together a gipsyland at Musicbox, in Lisbon, on February 2th. With the help of Los Hermanos' Marcelo Camelo and Mallu Magalhães, the Portuguese band presented their latest album, Gipsycalia.

This is an old school rock band in what concerns instruments and a very inspired group when it comes to making songs. Nick Nicotine, an alter ego of Carlos Ramos, the voice an leader of the Orchestra, brings is taste in Brazilian music to the bunch - just look at the guests he brought to the show in Lisbon. The result is a latin rock with a folk voice.

Gipsycalia is available on Bandcamp and, just by taking a listen to the songs, you can pretty much imagine the party feeling that was created at Musicbox and how the show ended up with everyone (including all the many Brazilian fans of Los Hermanos) dancing to the songs.