19 Apr 2014

Built on Glass: obrigada, Chet Faker


Chet Faker já tinha anunciado o disco de estreia há algum tempo. Andávamos à espera deste álbum (e a passar o tempo a ouvir as colaborações com Flume) desde que o músico australiano começou a dar que falar com a sua versão de 'No Diggity'.

Já tínhamos ouvido 'Talk is Cheap', single de avanço, e tínhamos gostado da música e do vídeo. Mas ninguém estava preparado para um trabalho tão bom, assim, à primeira.


Built on Glass tem tudo bem feito. (Até uma edição em vinil que é um mimo.) Entra-se com 'Release Your Problems' e é mesmo isso que acontece. Nas onze músicas que se seguem não há lugar para preocupações ou más disposições. Existe apenas a voz profunda de Chet Faker do lado de lá, uns beats bem pensados e muita soul. Dizer que é música para relaxar é redutor porque, na verdade, o que ela faz é transportar-nos para um universo paralelo em que é impossível não reparar nos infinitos pormenores de cada faixa. E parece ter havido tempo para tratar cada um desses pormenores, como se este fosse um disco sem pressas nenhumas.

'Gold' vai tornar-se viral em breve, sem dúvidas. 'Cigarettes & Loneliness', por outro lado, deverá ficar longe das rádios (afinal, são quase oito minutos de divagações com variações melódicas inconsistentes; brilhante). 'Dead Body' é a última e, até agora, uma das preferidas.

Oiçam, a sério.