8 Jan 2013

O que vamos ouvir em 2013


Texto publicado originalmente na Look Mag

Ouvidas as opiniões sobre o melhor e o pior de 2012, arrumadas as listas e os tops, mostramos o que a música portuguesa vai trazer no novo ano. Estes são os projectos a seguir e os discos a não perder em 2013. 

O Grande Medo do Pequeno Mundo de Samuel Úria
Samuel Úria está de volta. E andou a anunciá-lo em 2012, como que a criar expectativa e ansiedade sobre o novo trabalho. O concerto de Dezembro no Vodafone Mexefest atesta o regresso definitivo do músico da FlorCaveira. O novo disco chama-se Grande Medo do Pequeno Mundo e ainda não tem data de lançamento oficial. A avaliar pelo título e pelo single de avanço (‘Forasteiro’) podemos esperar mais um conjunto de cantigas pela elevação moral. Como Samuel Úria sabe tão bem fazer.


Manuel Fúria Contempla os Lírios do Campo
‘Que Haja Festa Não Sei Onde’ é um óptimo desígnio para começar 2013. É também o primeiro avanço do mais recente trabalho de Manuel Fúria. Depois d’As Aventuras do Homem-Arranha, a voz dos ex-Golpes reencontra-se com o público com um novo álbum – Manuel Fúria Contempla os Lírios do Campo. O disco está disponível em Janeiro, muito a tempo do 19º Super Bock Super Rock, onde Manuel Fúria já tem presença garantida com Os Náufragos, à semelhança do concerto do último Vodafone Mexefest.


O universo bucólico de Emmy Curl
Ouvimos falar dela já em 2010, quando lançou as primeiras músicas sob a alçada da Optimus Discos e integrou os Novos Talento Fnac para esse ano. Actuou no Sudoeste TMN e no Delta Tejo e, desde então, a cantautora de voz suave e inspiração bucólica tem vindo a construir um universo musical delicado com o qual agora regressa à spotlight. Emmy Curl – nascida Catarina Miranda, em Vila Real – acaba de mostrar Origins, terceiro EP de onde se retira ‘Song of Origin’. Em Novembro, brilhou no Optimus Primavera Club.


O rugido dos Juba
Entre os novos talentos surgem os Juba. Provaram que são banda de qualidade com o single ‘Bloodvessels’, gravado nos Blacksheep Studios com o apoio de Makoto Yagyu (PAUS, Riding Pânico, If Lucy Fell) e Fábio Jevelim (Men Eater, Riding Pânico). O público já reconheceu o potencial do grupo ao dar-lhe a vitória no concurso “+1 Banda Extra Myspace” juntamente com a oportunidade de tocar no Red Bull Tour Bus. O mesmo público garantiu-lhes um lugar entre os oito vencedores do Casting Vodafone Mexefest.


There Must Be a Place
Nem os Best Youth nem We Trust são novidade, é certo. Mas o projecto que nasceu da reunião dos conterrâneos Catarina Salinas, Ed Rocha Gonçalves e André Tentugal tem muito para dar este ano. A tour There Must Be a Place vai andar de Norte a Sul do país até Março, com passagem por Lisboa e Porto. Mas não fica por aqui. Já estão disponíveis para download gratuito na plataforma Optimus Discos as músicas compostas especialmente para o projecto. Inspirados pela quadra festiva, os músicos fizeram ainda uma versão especial do tema ‘Winter Wonderland’.


O Vitorioso Voo de Vitorino Voador
Não é uma lengalenga mas outra novidade da Optimus Discos: Vitorino Voador. Na verdade, é João Gil. O músico dos Feromona, Diabo na Cruz, You Can’t Win, Charlie Brown e Flume, que toca também com Diego Armés, decidiu lançar-se a solo com um Vitorioso Voo. ‘Carta de Amor Foleira’ é a primeira amostra deste trabalho, de tom marcadamente melancólico-romântico, e já tem vídeo a condizer.


Não será O Fim
Anunciou uma pausa e, na semana em que se despediu, lançou novo disco – O Fim. É assim que B Fachada joga a cartada (não) final para sair de cena com presença assegurada em 2013, ainda que imaterial. Uma presença já garantida com os recentes trabalhos Criôlo e Os Sobreviventes, este último recuperando o álbum de Sérgio Godinho. B Fachada pára por uns tempos (se não trouxer entretanto alguma surpresa), mas não vamos deixar de ouvir falar nele.



O Urban Blues recomenda:

Para as primeiras noites de 2013: ‘Breakn’ A Sweat’, Skrillex e The Doors
Para escutar com a atenção de quem lê um poema: ‘A Felicidade é Assim, Alice’, Algodão
Para alimentar o guilty pleasure: ‘Locked Out of Heaven’, Bruno Mars
Para renovar o folk que está no iPod: ‘Ho Hey’, The Lumineers
Para descobrir mais um prodígio na música britânica. ‘Only Love’, Ben Howard

--
The New Year has come and is bringing some fresh new music. These are some Portuguese projects to watch and albums to look forward to in 2013: Samuel Úria, Manuel Fúria, Emmy Curl, Juba, There Must Be a Place (Best Youth and We Trust), Vitorino Voador and B Fachada.