12 Jan 2013

Quack!


Vêm de Leiria e trazem de lá o bom tempo sob a forma de uma pop internacional refrescante. Tiago Domingues (bateria), Luís Jerónimo (voz, guitarra, teclas), Hugo Domingues (baixo, guitarra, voz), Diego Alonso (guitarra, baixo, glockenspiel, voz) e Bruno Santos (voz, omnichord, teclas, percussão) são cinco amigos que apresentaram, em 2012, o bem-disposto Quack!, álbum de estreia. Depois das actuações enérgicas no Vodafone Mexefest, os Nice Weather For Ducks preparam-se para dominar 2013, mas antes falam com o Urban Blues sobre a sua história. Está oficialmente aberta a época de caça.

Quem são os Nice Weather For Ducks?
Os Nice Weather For Ducks são um grupo de amigos que, quando não estão a ensaiar, ou a tocar, estão juntos numa esplanada de café, a jogar à Sueca. Surgimos em 2010, depois dum ensaio na cave do Tiago e do Hugo, fizemos uma música, gostámos, e decidimos fazer mais.
Nice Weather For Ducks é o nome de uma música de Lemon Jelly que nos ficou na cabeça numa noite de copos com uns amigos. Chegámos a fazer uma lista com nomes, que iam desde cidades a super-heróis, que tivessem alguma coisa que ver connosco, mas esta foi a primeira proposta e não houve nenhum nome que nos parecesse melhor.


“É pop colorida, trasvestida, aqui e ali, de ténues cinzas post-punk, polvilhada de trejeitos afro com ligeiros travos de merengues e tropicalismos vários”. É esta grande mistura que descreve o vosso som? Quem é que vai estar na fila da frente dos vossos concertos?
Bem, o nosso som foi descrito assim pelo Carlos Matos, presidente da associação cultural FADE IN, de Leiria, e ele fala bem! Mas a verdade é que cada um tem a sua opinião, e isso não nos chateia muito. É a conversa do costume, o que importa é fazer o que se gosta!
Quanto à segunda questão, é sempre uma incógnita. Os nossos pais e namoradas já nos viram demasiadas vezes para aturarem um concerto inteiro na fila da frente, hehe!

Gravaram o álbum de estreia num fim-de-semana. Como foi essa experiência e porquê fazê-lo num espaço de tempo tão curto?
Foi gravado nesse espaço de tempo quase sem querer. Teve de ser. Na verdade, o objectivo das gravações, que acabaram por seguir para o álbum, era só ter uma ideia do material que já tínhamos e ver o que se poderia melhorar e trabalhar nesses temas. Quando esse fim-de-semana acabou já estavam gravados os temas do álbum e enviámos 3 ou 4 para o Henrique Amaro, da Optimus Discos. Ele respondeu-nos quase imediatamente e queria que fizéssemos parte da "fornada" de discos que ia sair nesse mês. Sobrou-nos muito pouco tempo para trabalhar os temas, mas juntamente com o esforço do João conseguimos enviar tudo a horas. Estamos com esperança de ter mais tempo para trabalhar o próximo.  

A Optimus Discos foi uma boa plataforma para divulgar a vossa banda?
Claro! Talvez tenha sido a melhor coisa que nos aconteceu até hoje. Pelo menos deu alguma credibilidade ao nosso trabalho, que era o que estávamos a precisar na altura.

Como foi tocar num dos autocarros do Vodafone Mexefest? Acham que o festival vos deu a conhecer ao grande público?
Tocar no Mexefest foi das melhores experiências que tivemos. Ao início estranhámos a ideia de tocar num autocarro, uma vez que somos muitos e usamos muita tralha! Mas lá conseguimos fazer as coisas da melhor maneira e foi muito fixe ver o autocarro cheio de gente a saltar e a cantar connosco! No fim, a nossa alegria era maior que o cansaço, valeu a pena! Foi definitivamente uma grande ajuda para a divulgação do nosso nome.

Identificam-se com a imagem do Vodafone Mexefest?
Parece-nos que sim. Apesar de não termos conseguido ver nem um concerto, tocaram lá algumas das bandas que mais ouvimos no ano passado e que certamente nos influenciam de alguma forma. O público que estava lá para ver essas bandas de que gostamos também aderiu bem aos nossos concertos. Isto quer dizer que nos enquadramos, não é?

Ainda sobre a vossa identidade, já foram a tocar a Espanha. O vosso lugar é em Portugal ou pertencem mais à prateleira internacional, entre os Fleet Foxes e os Vampire Weekend? 

Nós vamos onde nos quiserem ouvir, não temos grandes expectativas de internacionalização, ou não pensamos muito nisso. As coisas em Espanha correram bem, e provavelmente vamos voltar em 2013. Talvez haja oportunidade de visitar mais alguns países dentro da Europa! Logo se vê. Claro que gostávamos de fazer uma tour por grandes festivais desse mundo fora, mas se isso não acontecer ninguém fica triste.

Vaticinaram um provável fim dos Nice Weather For Ducks se o mundo acabasse no dia 21. Visto que não acabou, quais são os planos para 2013?
Isso do fim do mundo foi uma brincadeira de mau gosto do Luís. Estamos em 2013 e bem de saúde, com algumas coisas que queríamos mesmo fazer já confirmadas. Ao que tudo indica vai ser um bom ano, pelo menos é o que esperamos. 



Os Nice Weather For Ducks disponibilizam o álbum Quack! para download gratuito no site da Optimus Discos
--

Nice Weather For Ducks are a Portuguese young band, devoted to international pop. They were amazing at their performances on both days of Vodafone Mexefest, playing inside of a bus, and colected a lot of new fans.


Check their Facebook page and be sure to download the band's debut album, here.