15 Oct 2013

Só por ser Outono

bruce-wayne-photography.com

Texto originalmente publicado em Look Mag


Sim, o Verão já lá vai e não vale a pena continuar a chorar pelo fim dos sunsets e da época alta de ‘Get Lucky’. É que o Outono já aí está e vem cheio de músicas boas – umas novas, outras mais antigas. Por isso, e para converter os haters desta estação, aqui fica uma sugestão de músicas que caem mesmo bem nesta altura. Para acompanhar um bom livro lido no sofá, de manta nas pernas e chá entre mãos.



‘Heavy Feet’, Local Natives

O concerto dos Local Natives em Lisboa aproxima-se (é já a 17 de Novembro) e, ao mesmo ritmo, cresce a vontade de redescobrir a banda americana. ‘Heavy Feet’ é das preferidas aqui por estes lados. E tem andado a rodar muitas vezes, enquanto se vê pela janela os dias a acabarem cada vez mais cedo.






‘Indie City’, Pixies

Quem também vem a Lisboa vem fazer uma visita são os Pixies. Oportunidade ideal para conhecer as novas músicas desta banda que é, mais que isso, um ícone. Este ‘Indie City’ faz parte do EP lançado ainda no Verão, mas que vai saber ainda melhor agora. À confiança.






‘You Swan, Go On’, Minta & The Brook Trout (cover de Mount Eerie)

Para bem receber o Outono, Minta & The Brook Trout lançaram Out of Washington State, um EP digital que não podia ter mais que ver com estes dias. São sete canções com registo intimista, entre músicas próprias e versões de artistas como Mount Eerie e Beck.






‘Mad Sounds’, Arctic Monkeys

(Não, esta lista não se faz só de guitarras calminhas…) É talvez a faixa mais outonal do novo disco dos Arctic Monkeys, AM. Os coros de “uh la la la” puxam à nostalgia da estação. Como se ‘Mad Sounds’ fosse a música ideal para ouvir no fim da noite, a ir para casa, depois da festa de ‘Do I Wanna Know’ ou ‘Fireside’.






‘Outono’, Tiago Bettencourt

A voz de Tiago Bettencourt cai como uma luva no cenário que já desenhámos. E, nem de propósito, o músico deu-nos a conhecer uma versão recente da música ‘Outono’. Gravada entre folhas secas, tem a colaboração de Fred Ferreira e não podia ser mais perfeita para fechar esta playlist.

Sugestão: passar estas músicas para o iPod e ouvi-las a descer a Avenida da Liberdade, numa tarde de céu limpo, de mãos nos bolsos e phones nos ouvidos a bloquear a agitação da hora de ponta. Com sorte, ainda se apanha o cheiro das castanhas assadas no Marquês.




O Urban Blues recomenda:
Para esquecer o trabalho e o escritório: ‘Don’t Save Me’, Haim
Para recordar um clássico: ‘Canção de Engate’, António Variações
Para ver a chuva a cair do outro lado da janela: ‘The Breeze’, Bill Callahan
Para expandir horizontes: ‘Vi Morrer um Verso’, Reflect
Para bater com o pé no chão: ‘Lightning Bolt’, Jake Bugg em cover de Deap Vally
Para combater o mau feitio (ou abraçá-lo plenamente): ‘No Romance Without Finance’, Tape Junk

--

To say goodbye to Summer we shall put 'Get Lucky' to rest and replace it with a bunch of Autumn songs. Here's a playlist with plenty of suggestions for those days of staying in bed with a book and a cup of tea.