27 Mar 2012

Anda tudo a ver os aviões

Domingo, noitinha. Estava eu a ver o Ídolos, a perguntar-me porque é que os miúdos que lá vão só conhecem, em português, 'Loucos de Lisboa' e as canções do Rui Veloso, quando um jovem inspirado se sai com uma d'Os Azeitonas.

Que momento brilhante. Fez-me lembrar a audição da Carolina Torres, quando cantou 'Cão Muito Mau' de Boitezuleika.

Acho estranhíssimo que alguém que se propõe a participar num concurso de televisão de música não esteja minimamente a par das novidades da música feita no seu país. E é tão boa. E está em todo o lado. Só quem anda de ouvidos tapados, olhos fechados, não conhece as novas bandas portuguesas.

Há tantos outros. Os Pontos Negros, João Só, Os Golpes, Os Capitães da Areia e mais uns quantos que, por cantarem em inglês, ou por se chegarem menos a esta pop sorridente e bem-disposta, ficam fora da lista.

Aqui deixo a música cantada pelo concorrente dos Ídolos (desconhecida de 50% do júri).


E uma das minhas preferidas.

--
So, there I was watching the Portuguese version of American Idol and thinkign that the kids that audition simply don't listen to the amazing music that is being made here and in Portuguese. But then an inspired guy sang 'Anda Comigo Ver os Aviões' by the pop band Os Azeitonas.

I find it so odd that people only know the Portuguese songs from decades ago when there are so many great recent bands releasing good songs in Portuguese. It takes a lot of effort to ignore this new wave of Portuguese retro pop; it's everywhere.

And they are so good. Os Pontos Negros, João Só, Os Golpes, Os Capitães da Areia are just a few of these bands. There are others, that sing in English or have a different style from the one I am talking about here.

Click the videos to listen to the original song by Os Azeitonas, which half of the judges from Idol did not know, and of one of my favourites from this band.