14 Mar 2012

Entrevista a Simple Plan: Digressão GY♥O arranca em Lisboa

Os Simple Plan estrearam-se em Portugal tarde mas em grande. Os fãs pediam há muito a presença da banda canadiana e compareceram em peso num concerto que, apesar de não ter esgotado, encheu o Coliseu de Lisboa a 11 de Março.

Também os Simple Plan estavam ansiosos por conhecer Portugal. No primeiro dia passado em Lisboa, visitaram os sítios emblemáticos da capital, aproveitaram o bom tempo e a provaram pastéis de Belém.


Sébastien Lefebvre e Chuck Comeau contam ao Urban Blues como os fãs têm pedido a sua presença através das redes sociais; falam dos passeios por Lisboa e de como querem regressar em breve.


À conquista da Europa
Get Your Heart On é o quarto álbum da banda do pop punk canadiano, que já apresentou o último trabalho em tours pela Ásia e pelo Canadá. Os Simple Plan vão andar um pouco por toda a Europa até meados de Maio a apresentar o disco que dá nome à digressão.

“Acabámos de sair de uma grande tour pelo Canadá – que correu muito bem – e a passagem pela Europa vai ser um pouco diferente. São grandes concertos mas mais concertos de rock”, diz Chuck. O baterista explica que a energia europeia é muito boa e que o público fica ao rubro.

Os espectáculos terão músicas de todos os álbuns. “É engraçado porque agora temos 4 álbuns e podemos escolher canções de todos eles para fazer um concerto de greatest hits”, conta Sébastien. “Vamos tocar as vossas músicas preferidas”, assegura o guitarrista. Há várias surpresas mas “têm de ir aos concertos para ver”, avisa.
 
Não desvendamos quais são as covers apresentadasque têm um momento reservado durante o espectáculo e direito a alguns passos de dança sexy –, mas garantimos que existem algumas party songs do momento.


Um álbum que é uma festa
São quatro os convidados especiais de Get Your Heart On. Rivers Cuomo, dos Weezer, ajudou a escrever ‘Can’t Keep My Hands Off You’. Alex Gaskarth, dos colegas de pop punk All Time Low, entrou em ‘Freaking Me Out’. O single mais rodado até agora é ‘Jet Lag’ – uma música típica que faz recordar êxitos da banda como ‘Addicted’ e ‘I’d Do Anything’ – e conta com a voz da britânica Natasha Bedingfield.

Acaba de ser divulgada uma nova versão de ‘Summer Paradise’, que já contava com a participação de K’naan, à qual se junta agora a Caribbean vibe de Sean Paul. Fazia sentido, dizem os rapazes, reunir os três SP.

“Este álbum tornou-se uma festa em que convidámos toda a gente para vir cantar connosco”, resume Sébastien.


Trazer os fãs para a festa
Também os fãs tiverem uma atenção especial no já acarinhado Get Your Heart On. ‘This Song Saved My Life’ foi escrita a partir dos contributos dos seguidores da banda nas redes sociais e feita a pensar neles. Quando chegou a altura de ir para estúdio, os Simple Plan surpreenderam alguns fãs com um convite especial aqui relatado por Chuck.


Próximos dos seguidores
A banda tem uma grande comunidade online e uma legião de fãs em todo o mundo que acompanham diariamente os seus passos. Para além dos tweets constantes, os membros da banda publicam fotografias dos sítios por onde passam e vídeos do seu trabalho, como os que divulgaram antes do lançamento deste álbum a explicar o significado de cada faixa.

Os Simple Plan são campeões no vlogging e acederam ao convite para deixar um video blog aos leitores do Urban Blues.