20 Sept 2012

∆ não é só mais um shortcut



Texto originalmente publicado em Look Mag 

Andava num marasmo, sem saber que música escolher e o iPod ficava-se por um shuffle surdo e insatisfatório. Até que os ouvi na rádio. Saquei do Shazam e arranjei a banda sonora para as próximas semanas.

São mais um produto da era musical dos shortcuts (parentes dos Cut Copy, pelo menos de nome). Os Alt-J (∆) vêm do Reino Unido, mas andam mais perto da indie americana do que da pop britânica e não têm medo de se chegar à folk com barulho de pratos e sintetizadores.

O primeiro álbum tem nome destemido – An Awesome Wave – e já pôs este lado do mundo a dançar. Prova disso é a recente nomeação para o prestigiado Mercury Prize, que destaca os melhores álbuns britânicos e irlandeses do ano. Ao lado de Django Django, Michael Kiwanuka e The XX, e a tentarem suceder a PJ Harvey e Arctic Monkeys, os Alt-J são candidatos de peso ao Mercury Prize.

Para surpresa de muitos, os Alt-J também já passaram por Portugal. Aconteceu no Milhões de Festa, há poucos meses, e foi considerada uma das melhores apresentações deste festival de Barcelos, o que só vem reafirmar que a música portuguesa está em fase de desenvolvimento criativo – das inúmeras bandas que surgem por todo o país com traços bem próprios e originais às escolhas dos festivais para os seus cartazes. Não esquecer a existência de tantos e tão bons festivais.
 

Dos Alt-j fazem parte Joe Newman (é dele a voz ímpar que se ouve nas músicas da banda), Gwil Sainsbury (homem de cordas: guitarrista e baixista), Thom Green (bateria) e Gus Unger-Hamilton (teclas).

Vale a pena conhecer estes rapazes.



O Urban Blues sugere:
Para ouvir em loop: 'I Will Wait', Mumford and Sons
Para banda sonora no trabalho: 'Angels', The XX
Para reflectir se é uma boa combinação: 'Who', St. Vincent e David Byrne
Para bater o pé a caminho da praia: 'Banho maria', Martim

--

This is something new. Urban Blues now collaborates with Look Mag. We will publish every month a new post about matters you would read here, like Portuguese music, international indie bands, music news, etc.

The first post was about Alt-J (∆), a British band that combines indie, pop and folk. With some synths.

They've recently been to Portugal, at Milhões de Festa festival and they are getting some recognition. They're up for the Mercury Prize, along with nominees Django Django, Michael Kiwanuka and The XX. An Awesome Wave is their first album and, if they're lucky, it will be awarded this prestigious prize that was previously given to names such as PJ Harvey and Arctic Monkeys.

Check the video above and you will certainly be following Alt-J. They're not just another shortcut.